Seguro para moto

Brand Image 2

Quando falamos em segurança não estamos falando apenas em cuidar de nossos pertences, mas no caso de viagens sobre duas rodas, mais especificamente sobre motos, a segurança é uma das partes mais importantes a serem lembradas durante toda viagem. Desde os cuidados com a organização da bagagem a ser levada e manutenção da motocicleta, como revisão dos itens essenciais (pastilhas de freio, pneus, óleo de motor, bateria, fluído de freio, fluído de radiador, velas...), passando pelo seguro da moto, reparador de pneus, protetores de radiador, de farol, capa de chuva para piloto e garupa, jaquetas e calças adequados para pilotagem, velocidade de pilotagem, formação do grupo na estrada, modo de condução, velocidade do bonde e muitos outros detalhes, estes itens são apresentados e cobrados dos participantes. São questões simples, mas que fazem toda diferença em uma viagem de moto, principalmente ao considerarmos que as rodovias no Brasil ainda carecem de uma manutenção adequada.

Site GSP Seguros: https://gpslog.com.br/

No que tange ao Seguro da Moto, segue observações importantes e necessárias, tanto para rodar pelo Brasil quanto por alguns países da América do Sul, cujos destinos estão entre os mais procurados pelos motociclistas: O Seguro de um veículo é de fundamental importância, principalmente em viagens, sejam elas solo, com garupa ou em grupo. A verdadeira percepção de utilidade será sentida apenas quando se fizer necessário, as vezes até em casos simples como um pneu furado, uma pane elétrica (de bateria da moto) ou mesmo um sinistro mais sério, como um furto, roubo ou acidente, nestes momentos é que os itens de cobertura inclusos na apólice farão a diferença e, óbvio, o atendimento de um bom corretor de seguros.

Aspectos como atendimento e conhecimento por parte do Corretor são fundamentais. A GPSLOG Corretora de Seguros, de nosso amigo Carlos Cristiano, é quem cuida dos seguros do Universo Big Trail e que, além do ótimo atendimento também nos fornece toda a orientação na hora de adquirirmos um seguro, seja da moto ou para viagens. Cristiano esta sempre disposto a nos orientar, assim como a nossos amigos, parceiros e clientes. Lembramos sempre que essa orientação no momento da aquisição do seguro, principalmente em itens como assistência com distância (km) livre, podem ser significativos, nestes casos, na hora de uma necessidade, podendo deslocar o veículo de volta para a residência independente da distância em que se esteja, providenciando também o retorno do condutor e o garupa. Dois investimentos que são de extrema necessidade, a visão de percalços à vida e saúde do piloto/garupa e ao veículo.

Com relação a viagens para países como Argentina, Paraguai e Uruguai, é necessário apresentação da CARTA VERDE, que é um seguro obrigatório para carros/motos que pretendem trafegar fora de suas fronteiras de origem nas demarcações do Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai). A cobertura da Carta Verde se refere a Danos Materiais e Corporais causados a Terceiros. Trata-se de um documento bilíngue (português e espanhol) que deve e pode ser feito em alguma seguradora no Brasil que possua convênios com seguradoras nos países de destino. Os valores de cobertura do seguro Carta Verde podem ser de no mínimo U$S 20.000,00 para danos materiais e U$S 40.000,00 para danos corporais e de no máximo U$S 40.000,00 para danos materiais e U$S 200.000,00 para danos corporais. Para a sua contratação é necessário saber com exatidão as datas de entrada e saída no país (ou países) onde se pretende transitar. Algumas seguradoras oferecem a opção de obter o documento online, com cotações via e-mail. Outras Seguradoras oferecem a Carta Verde no próprio plano de seguros, com entradas e saídas múltiplas e válido pela vigência do seguro do veículo, em alguns casos pode ser muito vantajoso, mas orientamos sempre o acompanhamento de seu Corretor, para evitar fraudes que sempre ocorrem pela internet.

Já para viagens ao Chile, o exigido é o SOAPEX,o qual é necessário para todos os veículos estrangeiros que queiram adentrar o Território Chileno. A cobertura do SOAPEX se refere a qualquer tipo de Dano Corporal, ou mesmo mortes que sejam causadas por acidentes ocorridos no Chile e engloba tanto o condutor e os passageiros, quanto qualquer terceiro participante do acidente. Recomendamos àqueles que queiram contratar o SOAPEX a buscá-lo com bastante antecedência a sua entrada no Chile. No país não há muita informação a respeito e por isso é melhor se precaver.

Site GSP Seguros: https://gpslog.com.br/

Quanto ao Peru e Colômbia, o seguro exigido é o SOAT (Seguro Obligatorio de Accidentes de Tránsito), este é obrigatório no Peru e na Colômbia. Sua cobertura se refere a acidentes de trânsito que acarretem os seguintes danos: morte, invalidez permanente, incapacidade temporal, gastos médicos e com enterro. Portanto, o SOAT não cobre danos materiais! Motivo pelo qual muitos recomendam que seja contratado um seguro adicional para esses fins, chamado extensão de perímetro. É possível, e é o mais comum, comprar uma apólice do SOAT em postos de venda próximos à fronteira ou em cidades ao redor. É necessário se atentar para a vigência oferecida, já que existem diversos relatos de viajantes que compraram a maior vigência (de 1 ano) sem necessidade, dado que existe uma menor e mais barata (de 1 mês). O preço do SOAT varia de acordo com o veículo a ser segurado e o seu ano.

Existem relatos que o SOAT não é mais exigido no Equador, até o momento deste texto não consegui confirmar com quem tem frequentes passagens pelo local. Fizemos um resumo nos Países da América Latina

ARGENTINA CARTA VERDE

PARAGUAI CARTA VERDE

URUGUAI CARTA VERDE

CHILE SOAPEX

PERU SOAT

COLOMBIA SOAT

EQUADOR SOAT ?

Caso tenha alguma dúvida com relação a segurança durante a viagem pode entrar em contato conosco que tiramos quaisquer dúvidas que tenha, já na parte de seguros para seu veículo, seja moto ou carro, pode fale diretamente com Cristiano, que garantimos que será bastante atencioso.

Site GSP Seguros:https://gpslog.com.br/